sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RESPEITO X EDUCAÇÃO

Amigos, aqui na Australia existe algo que considero muito importante na vida do ser humano e em suas relações. Ao contrário de muitos lugares por esse mundo afora as pessoas aqui são muito educadas. Até o momento não presenciei nenhuma cena de falta de respeito, educação ou coisa parecida em nenhum ambiente. Para tudo aqui se pede licença. Se você quer falar com alguém, primeiro pede licença, se vai levantar da mesa na hora da refeição pede licença. Por tudo que se faz aqui as pessoas se desculpam. Você toma o ônibus tem que falar com o motorista. Chega a hora de descer, a porta é no meio do ônibus , mas se grita obrigado para o motorista. Sem contar que os motoristas de ônibus são muito educados. Eles lhes tratam com a maior educação. Sem o mínimo de stress. Crianças aqui são poríbidas de sentar e um adulto ficar em pé. Uma outra coisa: em todos os ônibus assim como no Brasil há as poltronas reservadas a idosos, gestante, deficientes, etc. porém acho que aqui não precisava tal reserva, pois quando entra uma senhora, um senhor, etc., automaticamente alguém se levanta e dá o lugar. Se assim não for o motorista levanta de sua poltrona e pede que alguém dê o lugar.  Nas repartições públicas que já entrei ,as pessoas vem lhe encontrar e saber se você precisa de ajuda. Nas lojas, bancos, etc. as pessoas lhe tratam com muita educação.  Para tudo isso eu tenho um nome: educação. Acredito que a política de valorização das pessoas aqui seja prioridade. Não é atoa que a Austrália invista tanto em educação e o padrão de educação daqui está entre um  dos melhores do mundo. Estes valores são desenvolvidos nas pessoas desde o seu nascimento e acredito que  se perpertuam por toda a vida. Como escrevi na minha última postagem, as vivências, os costumes, as crenças, os valores, etc, formam a identidade sócio-cultural do indivíduo e a cultural é sua representação.
Quero deixar claro que não tenho nenhuma intenção de menospresar este ou aquele país, mas sim mostrar que ainda existem lugares no mundo que se preocupam com o bem estar do outro. Queria muito que o Brasil fosse um lugar assim!

2 comentários:

  1. Valeu Clodoaldo! Viva a educação! Viva a educação que se dá também fora da escola.

    Abraços

    Antenor

    ResponderExcluir
  2. Oi Clô,
    Sou suspeita em falar. Também acho que o problema do Brasil é educação. Um país que não valoriza a educação e por conseguinte os educadores está fadado ao fracasso.
    Abraços,
    Dulcinea

    ResponderExcluir