segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CAMPEONATO MUNDIAL DE SURF- GOLD COAST

Caros amigos, este final de semana combinei com alguns colegas de irmos a cidade de Cold Coast, bem pertinho de Brisbane, onde está acontecendo a primeira etapa do campeonato mundial de surf e aproveitar para pegar uma praia. Foi um sábado maravilhoso. Nossa viagem começou na estação de trem, meio de transporte, através do qual até aquele momento, eu não havia viajado. Chegamos em Gold Coast por volta das 11h e logo pudemos contemplar a linda paisagem proporcionada pelas praias e pela cidade que é muito bonita. Como estávamos loucos para acompanhar o campeonato de surf, fomos direto para o local onde está acontecendo o evento. O campeonato conta com a presença dos maiores surfistas do mundo e vai de 26 de fevereiro a 9 de março. Estão presentes os surfistas, KELLY SLATER, 10 vezes campeão do mundo, 1º do ranking, Jordy Smith, segundo do ranking, Taj Burrow, terceiro, Adriano de Souza, brasileiro, décimo do ranking, entre outros. Entre as mulheres estão Stephanie Gilmore, australiana, primeira do ranking, Sally Fitzibbons também australiana e segunda do ranking, Silvana Lima, brasileira, quarta do ranking entre outras. 
Ápos o surf fomos aproveitar a praia, jogar uma bolinha e meus amigos estavam a contemplar a beleza de algumas australianas que estavam fazendo TOP LESS. Deixa eu explicar bem: eu não, apenas meus amigos, afinal sou um homem casado e top less apenas de minha esposa. Rs, rs. Mas diante de uma praia maravilhosa, um futebolzinho na areia, etc, me faltou a parte principal que eu não dispenso quando estou na praia: uma cerveja geladaaaaaaaa e um camarão. Pois é amigos, aqui na Austrália não existem barracas de praia e é definitivamente proibido beber na praia. Essa é a parte ruim. E é bom lembrar que é proibido tomar bebida alcóolica na praia e em qualquer lugar na rua. Aqui só se pode beber em bares, restaurantes, etc. ou em sua casa; caso contrário você é preso. As praias são todas bem limpas. As pessoas que levam refrigerantes e algum tipo de alimento não deixam sujeira na praia, com excessão de alguns, pois não deixa de ter  aqueles "mal-educados", todavia outras pessoas que passam colocam o lixo em uma sacolinha e põem na lixeira.
A orla é arborizada e em algumas partes tem parque florestal. Em toda orla, existem churrasqueiras elétricas (públicas) e as pessoas podem fazer churrasco com os amigos e familiares e tomar refrigerante ou suco, nada de bebida alcoólica. Uma outra coisa: nós ficamos em Gold Coast até às 19h quando decidimos tomar uma cerveja fomos a um bar onde estava acontecendo um show com música ao vivo, porém não pudemos entrar, pois a entrada só é permedita com apresentação do passport e um dos colegas (japonês) estava sem o mesmo. Uma curiosidade: fomos informados pelo segurança que se fossemos entrar tinhamos apenas uma hora e vinte minutos para permanecer no ambiente, pois estavamos de chinelo, bermuda, camiseta e com bolsas. A partir das 8:20 teríamos que sair, guardar as bolsas, trocar de roupa e retornar sem problemas. Diante dessas pequenas exigências (rs rs) decidimos regressar para nossa cidade e quando chegamos em Brisbane encontramos um lugar que permitia nossa entrada da maneira como estávamos e matamos nossa sede. Só para lembrar, quanto à comida, levamos a nossa na marmita e comemos na praia. Aqui isso é a coisa mais natural do mundo. O que não era muito natural éramos nós de sunga de banho na praia. Rs rs.
Seguem algumas fotos.

 No trem - ida para Gold Coast
 Após sair do trem em Gold Coast
 Orla - como vocês podem ver é arborizada
 Vejam o traje do japonés e a bolsa dele. Isso é porque ele já tinha tirado a claça e colocado o short
 Lindo!
 O carequinha em cima do camarote é o Kelly Slater (10 vezes campeão mundial)



 Esse colocando algo no fundo do carro é o Kelly. Tentei tirar uma foto com ele, mas o segurança não permitiu
 Linda paisagem
 Esses são um casal de brasileiro que trabalham em uma agência em Brisbane e que dá suporte aos brasileiros




 A lista dos competidores



Bem, aqui termina mais uma página da minha passagem pela Austrália.
Dedico aos amores da minha vida que com certeza teriam curtido muito se estivessem aqui.
Quem sabe um dia!? Rs. Beijos minhas lindas, amo vocês!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RESPEITO X EDUCAÇÃO

Amigos, aqui na Australia existe algo que considero muito importante na vida do ser humano e em suas relações. Ao contrário de muitos lugares por esse mundo afora as pessoas aqui são muito educadas. Até o momento não presenciei nenhuma cena de falta de respeito, educação ou coisa parecida em nenhum ambiente. Para tudo aqui se pede licença. Se você quer falar com alguém, primeiro pede licença, se vai levantar da mesa na hora da refeição pede licença. Por tudo que se faz aqui as pessoas se desculpam. Você toma o ônibus tem que falar com o motorista. Chega a hora de descer, a porta é no meio do ônibus , mas se grita obrigado para o motorista. Sem contar que os motoristas de ônibus são muito educados. Eles lhes tratam com a maior educação. Sem o mínimo de stress. Crianças aqui são poríbidas de sentar e um adulto ficar em pé. Uma outra coisa: em todos os ônibus assim como no Brasil há as poltronas reservadas a idosos, gestante, deficientes, etc. porém acho que aqui não precisava tal reserva, pois quando entra uma senhora, um senhor, etc., automaticamente alguém se levanta e dá o lugar. Se assim não for o motorista levanta de sua poltrona e pede que alguém dê o lugar.  Nas repartições públicas que já entrei ,as pessoas vem lhe encontrar e saber se você precisa de ajuda. Nas lojas, bancos, etc. as pessoas lhe tratam com muita educação.  Para tudo isso eu tenho um nome: educação. Acredito que a política de valorização das pessoas aqui seja prioridade. Não é atoa que a Austrália invista tanto em educação e o padrão de educação daqui está entre um  dos melhores do mundo. Estes valores são desenvolvidos nas pessoas desde o seu nascimento e acredito que  se perpertuam por toda a vida. Como escrevi na minha última postagem, as vivências, os costumes, as crenças, os valores, etc, formam a identidade sócio-cultural do indivíduo e a cultural é sua representação.
Quero deixar claro que não tenho nenhuma intenção de menospresar este ou aquele país, mas sim mostrar que ainda existem lugares no mundo que se preocupam com o bem estar do outro. Queria muito que o Brasil fosse um lugar assim!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

FARDA ESCOLAR

O mundo gira em torno das diferenças dos costumes e da posição ideólogica de cada povo.  A maneira como cada indivíduo de diferentes nações se comporta é fruto da ideologia que cada um tem defenida dentro  de si. Esse comportamento se dá através das vivências, das crenças, dos costumes e do imbricamento existente nos diversos ambientes sociais. Assim, o ser humano se identifica com algo que vivencia constantemente no dia a dia e suas ações são frutos desse imbricamento. Daí podemos chamar isso de identidade sócio-cultural e ideólogica. Dessa forma, reconhecemos a identidade sócio-cultural como o carro-chefe das ações humanas. Cultura é a representação ideólogica das crenças, dos costumes, da ações, etc,. A partir disso quero aqui mostrar para vocês que acompanham meu blog um pouco da cultura australiana mostrando a maneira como os estudantes se vestem para ir a escola. Algo muito interessante e que desconheço prática semelhante no Brasil. Se for ignorância minha corrijam-me por favor, mas o que eu sei mesmo é que essa maneira como os estudante se trajam seria "pagar mico no Brasil". Então seguem algumas fotos que tem por finalidade meramente, ilustrar o estilo australiano no quesito farda escola. As fotos  não estão bem focalizadas, pois foram feitas enquanto eu andava na rua, mas a importância não está na beleza das imagem, mas na representação cultural que elas tem.  
Esta imagem nos apresenta um garoto trajando uma bermuda do tipo social, camisa azul, sapatos pretos e meias cano longo. Fico a imaginar um aluno das escolas de nossa região vestindo-se dessa menaira.

Esta outra imagem nos traz um garoto e uma garota. Ele trajando o mesmo estilo do garoto da imagem anterior com um detalhe a mais. Ele usa uma gravata. Isso é muito comum aqui. Ela com saia longa sapatos iguaizinhos aos dos garotos e meias na altura da panturrilha.

 Vejam que nessa foto temos garotas com trajes similares ao estilo das escolas no Brasil. Mas podemos ver também uma garota com o mesmo traje das anteriores, porém usando chapéu e bolsa.
 Observem o tamanho da bolsa dessas garotas.
 Observem a gravata do garoto.

 Vejam essas garotas com chapéu tipo de palha e outro de couro.
 Meias quase no joelho.


Assim conhecemos mais um pouco da cultura australiana. Logo estarei postando mais sobre os looks que rolam aqui de forma geral.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

GENTE, SEGUEM ALGUMAS FOTOS

Esta foto é durante a viagem. Aeroporto Internacional de Santiago - Chile - a espera do próximo vôo para Nova Zelândia, 1h da manhã.

 Espaço interno do avião. 12h de vôo sem escala para Nova Zelândia.
 Esta foto e a seguinte são no Aeroporto Internacional de Auckland - Nova Zelândia, 7h da manhã

 1.ª foto em terras australianas logo após o desembarque
 Dois amigos chineses - moram na mesma casa que eu.
 Está é a casa onde estou morando.

 Aqui eu apresento para vocês o tipo de moradia da Austrália, na cidade de Brisbane. Vocês  perceberão que o bairro fica praticamente no meio de um parque. Isso é muito comum aqui. Aqui realmente se respira ar puro. Vejam que as casas são soltas umas das outras e uma coisa muito interessante: não tem muro. Aqui é muito seguro, então não há necessidade de se construir muros em volta das casas. Poucas casas aqui são muradas e quando isso acontece é apenas um muro baixinho. Para quem pensa que não existem mais lugares em que se possa viver com tranquilidade, está enganado. Este lugar existe e é aqui. Morar nesse bairro é um verdadeiro sonho. Só para se ter uma idéia, o despertador é o canto dos pássaros. Como a cidade é cercada por parques têm pássaros de todos os tipos e ninguém se mete a maltratá-los. Eu tenho um amigo que iria gostar muito daqui. KKK. Vejam:
Parece um campo, mas acredite, é um bairro muito organizado.







 Chegamos ao centro da cidade. Este é um dos mais famosos cassinos de Brisbane.
 Ele novamente.
 Agora por um outro ângulo.
 Jorge Street (Rua Jorge) Eu estudo nessa rua. A dois quarteirões.
 Aqui temos uma visão melhor do centro da cidade. O comércio aqui é bem agitado.
 Aqui é no Colégio. Alguns amigos e o professor David ao fundo.
 Duas japonesas, um colombiano, um coreano e um brasileiro ousado. kkk
 Brisbane Square, onde fica o cassino.
 Um outro prédio muito bonito, mas ainda não descobri o que é. kkk
 Mais amigos.
 Temos aqui bem juntinho o Centro de Arte;
 A Train Station;
 O Centro Cultural
Na frente do Centro Cultural tem esse besouro gigante.
 E o Museu.
 O centro à margem do Rio Brisbane.



 Esse é Charles dono da casa onde eu moro e Victória, uma italiana que mora aqui há muito tempo. Gosta muito do Brasil.
 Charles, Eu e Mary esposa de Charles. É ela quem cuida da minha alimentação. Parece até minha mãe. kkk. Esse lugar é o Parque onde eu fui com eles na confraternização do Dia da Austrália.

 Quase que eu fico fora dessa. Fui eu mesmo quem tirou. kkk
 Nós novamente e a professora.

Essa foto não ficou legal, mas ela é significativa. Aqui é o último trecho da minha viagem antes de chegar a Brisbane. Quando entrei no avião me deparei com uma delegação. Minha poltrona era bem no meio. Por muito tempo fiquei me perguntando se eram jogadores de futebol ou do que mais o que. Depois de muito tempo esse rapaz ai me perguntou de onde eu era. Gente, acreditem, quando eu falei que era brasileiro parece que esse cara havia encontrado um tesouro. Então ele ficou tão radiante e começo a falar para os amigos, "olha brasileiro, brasileiro". Em um instante a delegação sabia que eu era brasileiro. Eu nunca vi tanta admiração pelo Brasil. Eles eram jogadores de futebol da seleção sub 17 da Ilha de Salomans. Então me perguntavam sobre Ronaldo, Ronaldinho, Luiz Fabiano, etc. (jogadores do futebol brasileiro). Ele se chama Alex e é fã de Ronaldo.
AQUI TERMINA ESSE CAPITULO
VOCÊ QUE VISITA, TORNE-SE UM SEGUIDOR, DEIXE UM COMENTÁRIO.
FICAREI MUITO FELIZ DE SABER QUE VOCÊ PASSOU POR AQUI. OBRIGADO.

A beleza e a riqueza da nossa  história estão na realização dos nossos sonhos!